quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Autora: Maria Alice da Luz






Livro: Simplesmente Tita
Gênero: Ficção












Simplesmente Tita







(Um pouco do livro)





“Compareci à festa de despedida da 4a série, mas todos eram indiferentes a minha presença. Nada poderia doer mais. Era como se eu não existisse para ninguém. Assim cheguei aos 10 anos e ao fim do primário os ventos da esperança auguravam em meu coração. Uma nova e inesquecível etapa de minha vida teria início naquele mês de fevereiro”.

“Rafaela ficou com Roni. Nesse dia Mari Franco teve até febre, voltou chorando para casa, mais dramática que uma cena de novela mexicana. Mas o namorico não deu muito certo porque tudo que ele dizia a Rafa repetia as outras. Cafajeste. Ainda assim todas o amavam, vinham à escola para vê-lo. Tudo que ele fazia era comentado com pormenores e eu não via nenhuma graça naquele menino que usava aparelho e pintava o cabelo de loiro. Ele se achava tudo e não era nem metade”.

“Cássia era aquele tipo de menina que nunca era vista chorando em público. A típica durona. Aquela que eu invejava por tanto se mostrar segura de suas atitudes, de seu lugar naquela escola. Aquela que do grupo inspirava confiança, uma nata aptidão para a liderança. Quando canalizada negativamente, padecia à tirania, ao mau uso do poder. Dizem, entre outras coisas, que a fama sobe à cabeça, precisando que se tome certo cuidado para não se deixar cegar pela vaidade, pela vontade de dominar os outros. Um fato certo até para uma criança é que popularidade nenhuma preenche o coração mais do que ter amigos verdadeiros”.






(Sinopse)



Tita poderia ser qualquer coisa, menos comum. E se depois de tudo que vier, descrições não forem o bastante, o título fala por si.
Essa história poderia ter um começo qualquer, menos trágico, mais direto, mais romântico, mas a fidelidade aos fatos faz tudo mais realista.
Você não pede para nascer, mas nasce e vai embora sem querer, então nesse período de 'transição' é que lhe é dada a oportunidade de ser protagonista da própria história e não apenas mais um observador. E a vida, lógico, não é como nas novelas, apesar das tantas reviravoltas.
Algumas 'sinopses' interiorizam tanta dor que é inevitável o desejo de torcer por um milagre que liberte tal alma de tanto sofrimento. Com Tita é mais ou menos assim.
Ela poderia ser apenas outra menina qualquer, com olhos e cabelos castanhos, filha de pais divorciados, fruto de um amor carnavalesco, embora ela não goste nem um pouquinho do Carnaval.
Eu poderia pular a introdução e ir direto ao assunto, mas sabe quando cada pedacinho faz um absurdo sentido e se os mesmos forem cortados, o castelo construído com cartas de baralho desaba?
É mais ou menos assim.




(Autora Maria Alice da Luz)






(Escritor, poeta e produtor cultural)

Palavras de André Lima



O Livro Simplesmente Tita, é muito intrigante. Todos nós quando somos adolescentes, viajamos em nossos pensamentos e ao mesmo tempo conhecemos novos caminhos. Realmente a vida não é como uma novela, e as vezes no iludimos com nossos reações e com coisas que não dão certo. Na vida passamos por muitas provações, e realmente aprendemos com tudo o que vivemos. Nem sempre o que queremos, acontece como queremos... Esta história fala um pouco da verdade de cada adolescente e mostra os vários momentos que passam cada um deles... "Um livro magnifico e que mostra a verdade de cada um"...



Um comentário:

  1. Boa noite!

    Começo agradecendo pela atenção com que leu o primeiro livro de Simplesmente Tita, pois a saga de nome homônimo terá mais volumes, acompanhando o crescimento da personagem Tita, narrando episódios de bullying e também a força de vontade que ela tem para não desistir de acreditar em uma vida melhor, esforçando-se para tal, lidando com todos os sentimentos inerentes ao crescimento, às perdas, injustiças...

    Muito obrigada pela resenha! Recomendei para os meus leitores verem!

    Abraços e muito sucesso com o blog.

    Atenciosamente,

    Mary.

    ResponderExcluir